⏰Prefeito David Almeida xinga jornalista ao ser questionado sobre obra em Manaus: “Tu não é jornalista, tu é fuxiqueira”
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), protagonizou mais um episódio de confronto com a imprensa ao responder de forma hostil a uma jornalista durante coletiva realizada nesta última quinta-feira (24), durante o anúncio da construção de um aquário na capital amazonense.
Ao ser questionado pela Jornalista da Blink TV sobre o custo da obra, o prefeito afirmou que o valor “ainda não tem”. Em seguida, reagiu de maneira ríspida e declarou:
“Tu não é jornalista, tu é fuxiqueira.”
A fala gerou repercussão nas redes sociais, com críticas à falta de transparência da gestão municipal e ao tom desrespeitoso com o trabalho da imprensa. Internautas ironizam o projeto chamando a proposta de “David Almeidolândia”, e questionam a viabilidade de uma construção anunciada sem estimativas orçamentárias ou estudos técnicos.
A jornalista Cynthia Blink, que acompanha de perto as ações do Executivo, criticou publicamente a postura do prefeito.
“Ele anunciou que vai fazer um aquário de cinco andares, mas não contou quanto vai custar. Ele nem sabe o valor, e também não explicou se é viável construir esse aquário, porque aparentemente também não sabe. Isso é jornalismo ou fuxico? O prefeito tenta convencer você de que é fuxico”, disse a jornalista à Rios de Notícias durante entrevista.
Outros de ataques
O episódio não é isolado. David Almeida já foi protagonista de outras situações envolvendo desrespeito à imprensa. Em outubro de 2022, durante entrevista sobre um dossiê com denúncias contra sua gestão, ele chamou um repórter de “jornalista de bodó”, “mídia paga” e “jornalista de lama”, além de acusar a imprensa de mentir e agir com viés político.
Mais recentemente, em maio de 2025, o prefeito se recusou a responder perguntas sobre possíveis irregularidades no Residencial Manauara II, e acusou a jornalista Gabriela Alves, do portal Amazonas 1, de estar sendo usada em uma tentativa de extorsão.
Sindicato repudia declaração
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (Sinjor-AM) se manifestou por meio de nota enviada ao portal Rios de Notícias, condenando a postura do chefe do Executivo municipal:
“O Sindicato repudia qualquer tipo de discurso ofensivo direcionado a jornalistas no exercício de sua atividade profissional. A entidade zela por um ambiente de trabalho tranquilo e respeitoso nas relações entre jornalistas e as fontes nos setores públicos e privados”, declarou.
Por Indra Naira Miranda
Correspondente Minuto AM
