⏰Da oposição ao alinhamento: Diego Afonso e Rodrigo Sá votam a favor da Reforma da Previdência na CMM
Durante a votação da proposta de reforma da Previdência municipal, realizada nesta quarta-feira (05), na Câmara Municipal de Manaus, os vereadores Diego Afonso (União Brasil) e Rodrigo de Sá (Progressistas) — que anteriormente se posicionavam na oposição ao prefeito David Almeida (Avante) — votaram favoravelmente à pauta enviada pelo Executivo.
A decisão chamou atenção por representar uma mudança de postura política em relação à gestão de David Almeida. Ambos os parlamentares haviam, em momentos anteriores, adotado discursos críticos à administração municipal e a projetos encaminhados pelo prefeito.
A proposta de reforma da Previdência tem gerado debates intensos entre os vereadores, servidores públicos e entidades sindicais. O texto aprovado altera regras de aposentadoria, amplia o tempo de contribuição e modifica cálculos de benefícios. De acordo com representantes de categorias do funcionalismo, as mudanças não trazem benefícios diretos à população e podem impactar negativamente servidores municipais.
O Executivo, por outro lado, argumenta que a reforma é necessária para garantir o equilíbrio financeiro do sistema previdenciário e assegurar o pagamento das aposentadorias no futuro.
Com a votação, Diego Afonso e Rodrigo de Sá passaram a integrar o grupo de parlamentares que apoiaram a medida, aproximando-se politicamente da base do prefeito David Almeida. A decisão gerou repercussões dentro e fora da Câmara, com diferentes interpretações sobre o novo alinhamento político e seus possíveis desdobramentos nas próximas votações de interesse do Executivo.
