⏰Bolsonaro passal mal e deixa prisão domiciliar para ir a hospital em Brasília
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) saiu de casa para uma unidade de saúde em Brasília, na tarde desta terça-feira (16/9). Ele está em prisão domiciliar. Os motivos para a ida a unidade de saúde ainda estão em apuração. Um comboio de veículos o acompanha.
Mais cedo, a defesa de Bolsonaro havia apresentado ao Supremo Tribunal Federal (STF) um atestado médico referente a exames realizados no fim de semana. O documento aponta que o ex-presidente apresenta anemia por deficiência de ferro e que uma tomografia de tórax revelou imagem residual de pneumonia recente por broncoaspiração.
O relatório médico também informou a retirada de oito lesões de pele na região do tronco e do braço direito, além da reposição de ferro por via endovenosa durante o procedimento. Os médicos destacaram que o ex-presidente deve continuar em tratamento para hipertensão, refluxo gastroesofágico e medidas preventivas de broncoaspiração.
No último dia 15, o ministro Alexandre de Moraes determinou que a Polícia Penal do DF enviasse ao STF um relatório detalhado sobre a escolta de Bolsonaro, após questionar por que não houve transporte imediato do ex-presidente de volta à residência, como previsto nas regras da prisão domiciliar. O despacho exige informações sobre o veículo usado, bem como a identificação dos agentes envolvidos na operação.
O estado de saúde de Bolsonaro tem sido alvo de preocupação de aliados. Segundo o cirurgião Cláudio Birolin, responsável por parte do acompanhamento médico, o ex-presidente está “se alimentando mal” e apresenta um quadro de saúde “fragilizado”.
