⏰Diego Afonso defende capacitação para fortalecer mandatos: “Muito vereador ainda não sabe que o papel dele é fiscalizar e a UVB-AM vai auxiliar nisso”
Vereador afirmou no programa Boa Noite Amazônia que muitos parlamentares ainda desconhecem o papel de fiscalizar e reforçou a importância da UVB-AM na qualificação dos legisladores
O vereador Diego Afonso (União Brasil) reafirmou o protagonismo do Amazonas na União dos Vereadores do Brasil (UVB) e defendeu a capacitação permanente dos legisladores municipais como ferramenta essencial para fortalecer o mandato parlamentar e a representatividade popular.
Durante entrevista ao programa Boa Noite Amazônia, o parlamentar, que preside a União dos Vereadores do Brasil – Seccional Amazonas (UVB-AM), destacou que a entidade tem o compromisso de interiorizar o conhecimento legislativo e levar cursos de qualificação a vereadores de todos os municípios do estado.
“A UVB-AM nasceu com a missão de fortalecer os vereadores, levar cursos de capacitação e garantir que cada parlamentar saiba exercer bem sua função. Temos muitos vereadores comprometidos, mas também há quem ainda não entenda que o principal papel do vereador é fiscalizar o Executivo e legislar com responsabilidade. Por isso, precisamos investir em formação”, afirmou Diego Afonso.
O vereador lembrou que o Amazonas enfrenta desafios únicos, como a distância entre os municípios, as dificuldades logísticas e a necessidade de presença constante nas comunidades ribeirinhas e rurais. Para ele, isso exige preparo técnico e político.
“Ser vereador no Amazonas é ultrapassar barreiras geográficas e sociais. A UVB-AM vai garantir que nossos vereadores estejam cada vez mais preparados e atuantes”, reforçou.
Diego Afonso também destacou que a criação da UVB-AM coloca o estado em evidência no cenário político nacional e fortalece o movimento municipalista. A seccional amazonense da entidade foi instalada oficialmente em setembro de 2025, com a presença de mais de 250 vereadores de diversas cidades do interior.
“O Amazonas passou a ter uma voz forte dentro da UVB nacional. Vamos defender as câmaras municipais, promover qualificação e valorizar o trabalho de quem está na ponta, ouvindo o cidadão todos os dias”, destacou o parlamentar.
Além de presidir a UVB-AM, Diego Afonso exerce seu terceiro mandato na Câmara Municipal de Manaus (CMM), onde também é líder do União Brasil. Ele aproveitou para elogiar a atuação dos colegas parlamentares da capital e reforçar a importância de manter o Legislativo manauara unido e atuante.
“A Câmara de Manaus tem vereadores comprometidos, mas a maioria desconhece que o trabalho de um vereador é fiscalizar por isso é sempre importante reforçar que o conhecimento é o que garante um mandato mais forte e mais eficaz. A UVB-AM vem justamente para isso: orientar, atualizar e qualificar o trabalho dos vereadores tanto na capital quanto no interior do Amazonas”, afirmou.
Capacitação e interiorização da UVB-AM
Entre as ações previstas pela entidade estão oficinas, cursos e painéis temáticos sobre emendas impositivas, orçamento público, comunicação digital, participação feminina na política e boas práticas legislativas. A proposta é levar essas atividades aos 62 municípios do Amazonas, promovendo integração entre as câmaras municipais e fortalecendo a atuação dos parlamentares locais.
“Nosso foco é que o vereador do interior tenha as mesmas oportunidades de aprendizado e estrutura que o vereador da capital. Fortalecer o vereador é fortalecer a democracia”, concluiu Diego Afonso.
Sobre o vereador:
Diego Afonso está em seu terceiro mandato na Câmara Municipal de Manaus. Ele foi reeleito em 2024 com 10.753 votos e tem pautas voltadas ao empreendedorismo, juventude, inovação e desenvolvimento econômico. Atualmente, lidera o União Brasil na CMM e atua em defesa do fortalecimento do municipalismo no Amazonas.
